O Grand Tour é um programa que apresenta carros de alta performance e testes inusitados realizados pelos apresentadores Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May. Durante as gravações da terceira temporada, Richard Hammond pilotava um Rimac Concept One, quando, ao tentar fazer uma curva, perdeu o controle e o carro acabou se chocando contra uma barreira e explodiu em chamas.

Felizmente, Hammond conseguiu sair do carro sozinho antes do incêndio começar e foi levado ao hospital com uma fratura no joelho. No entanto, o acidente chamou a atenção para a segurança dos carros elétricos e a forma como programas de televisão testam esses veículos.

A Rimac, fabricante do carro sofreu uma grande repercussão negativa devido ao acidente. A empresa croata, fundada por Mate Rimac, é uma das principais fabricantes de carros elétricos de alta performance do mundo. O Concept One é um carro icônico da empresa, capaz de atingir 100 km/h em apenas 2,5 segundos e ultrapassar os 300 km/h.

A Rimac foi transparente quanto ao acidente, divulgando comunicados oficiais e imagens da batida logo após o incidente. No entanto, muitos se perguntam se a empresa deveria ter permitido que um carro tão valioso e importante fosse testado em condições tão extremas.

Além disso, o acidente do Grand Tour levantou questões sobre a segurança dos testes realizados em programas de televisão. Algumas pessoas argumentam que esses testes são irresponsáveis e colocam em risco a vida dos apresentadores. Outras acreditam que a adrenalina gerada por esses testes é parte do que torna os programas de televisão tão interessantes e populares.

No caso da Rimac, a empresa afirma que todos os seus carros passam por testes rigorosos antes de serem entregues aos clientes. No entanto, o acidente do Grand Tour deixou claro que ainda há muito a ser feito em relação à segurança dos carros elétricos e dos testes que são realizados com esses veículos.

O incidente também destacou a importância do seguro de carros elétricos, que é fundamental para proteger os proprietários desses veículos em caso de acidentes. Embora os carros elétricos sejam mais seguros do que os carros movidos a gasolina, ainda é importante ter um seguro adequado para garantir que você esteja protegido em todas as situações.

Apesar do acidente, o Grand Tour continuou a ser produzido normalmente e a Rimac permanece como uma das empresas líderes no mercado de carros elétricos de alta performance. No entanto, o incidente serviu como um lembrete de que a segurança deve sempre vir em primeiro lugar, seja ao pilotar um carro ou ao testá-lo em condições extremas.